Sem livros não há vacina!

Atualizado: Jun 9

Por Carola Castro


“Without books there is no vaccine.”

É nesse mote que vamos começar o ano (2021\1...).

Chegamos a este novo e incerto 2021 confrontadas com vários desafios que, nos acarretam em sentimentos e em alertas que sinalizam novas perspectivas e novos rumos para orientar nossos esforços com objetivo de contribuir na luta contra os males que nos assolam no agora, para garantir um amanhã possível a tod@s.


Para que seja possível uma vacina para o COVID19, milharessssss de livros serviram como fonte para o aprofundamento das pesquisas recentes, expressando o esforço coletivo de outros tantos milhares de pesquisadores anônimos, autônomos e independentes que levam consigo a missão de tentar contribuir grão a grão com essa ciência que é hoje nossa única e possível alternativa.


Toda a sustentação teórica e prática das pesquisas científicas está calcada no acúmulo de conhecimentos registrados em LIVROS e em tantas outras PUBLICAÇÕES produzidas de forma independente. É por isso que entendemos que defender o LIVRO e os autores independentes é uma forma de contribuir não só para o agora e sim para o futuro, contra toda forma de opressão que tentam limitar ou impedir nosso direito à Vida!


Apesar de tudo isso, ainda há pessoas que defendem a exclusão no momento da partilha dos resultados da ciência: A VACINA é o ponto de chegada desse acúmulo e sua partilha igualitária é um dever social e uma ato de responsabilidade coletiva.


O autoritarismo imposto pela lógica do dinheiro e pela negação do conhecimento é uma postura recorrente dos que se acham "mandatários" da nossa sociedade. Diante disso, nossa luta e nossa defesa será sempre pela superação das forças contrárias à democratização do conhecimento e dos seus resultados concretos, neste sentido ressaltamos que: “Sem livros não há vacinas, nem combate ao autoritarismo”.


LIVRO NÃO É LUXO, É NECESSIDADE.

A VACINA ou todas as vacinas existentes são graças a um GIGANTESCO trabalho COLETIVO!!!

O COMBATE AO AUTORITARISMO TAMBÉM SÓ É POSSÍVEL POR MEIO DE UM GIGANTESCO TRABALHO COLETIVO.

Temos que nos manter vivos e vigilantes.


Nossos primeiros conselhos para 2021 são: Se cuidem, se protejam, protejam os outros, se vacinem quando chegar a sua hora, contribua para a ciência e defenda nosso bem maior….. O LIVRO.





3 visualizações0 comentário